Gamificação empresarial: vantagens e cases de como usá-la
15 de janeiro de 2020

Você já ouviu falar da gamificação empresarial? Essa é uma estratégia aplicada pelo setor de Recursos Humanos (RH) que está ganhando cada vez mais popularidade no mundo corporativo. Ela tem o objetivo de manter os colaboradores interessados nas atividades da empresa, o que aumenta a produtividade do pessoal e melhora os resultados do negócio de forma generalizada.

Ficou curioso? Continue lendo este conteúdo para se aprofundar no assunto! Abaixo, explicamos o conceito de gamificação, como ela surgiu, quais são as suas vantagens, como usar essa ferramenta para aumentar o engajamento e muito mais. Confira!

O conceito de gamificação e como ela surgiu

Gamificação vem do inglês gamification e, como o próprio nome indica, trata-se de um recurso que utiliza as mecânicas e dinâmicas de jogos (games) para alcançar vários objetivos, por exemplo:

  • gerar engajamento;
  • motivar ações dentro da empresa;
  • modificar comportamentos;
  • aumentar a efetividade do treinamento;
  • estimular o alcance de metas;
  • assegurar o aprendizado.

Na prática, a organização desenvolve um sistema de pontuação em que os colaboradores se esforçam para conseguir mais pontos e obter recompensas. Assim, entre outras coisas, a equipe se diverte, um grande incentivo para alcançar metas.

É importante que a estratégia tenha os seguintes elementos básicos:

  • personalização: a estratégia é modificada para se adequar às necessidades do seu negócio;
  • regras: há um conjunto de normas que prevê o funcionamento do jogo, seus prazos, recompensas, entre outros detalhes;
  • objetivos: os colaboradores devem ter metas claras e bem-definidas, entendendo exatamente o que precisam fazer e em quanto tempo;
  • pontos: deve-se elaborar um sistema de pontos para medir o progresso de cada indivíduo;
  • recompensas: são os prêmios fornecidos ao pessoal ao atingir certas pontuações.

Além disso, o processo deve oferecer algum tipo de desafio aos jogadores, ou seja, eles precisam se esforçar para conquistar seus objetivos e receber os prêmios, algo fundamental para manter o engajamento.

A gamificação foi criada na década de 70 pelo programador britânico Nick Pelling, que utilizou elementos de jogos para tornar seu trabalho mais interessante, bem como melhorar a experiência dos usuários de seus programas de computador.

Essa ferramenta somente ganhou popularidade a partir do ano de 2010, quando passou a ser tratada em livros e palestras sobre negócios. Nesse mesmo período, as startups começaram a usar a gamificação nas suas apresentações para empreendedores e acionistas, com a finalidade de torná-las mais dinâmicas.

Vantagens de usar a gamificação empresarial

Essa metodologia traz uma lista de benefícios que impactam diretamente o relacionamento entre os colaboradores e a empresa, além de auxiliar nas atividades do RH. Veja as principais vantagens da gamificação a seguir.

Feedbacks em tempo real

Como o desempenho de cada jogador é medido constantemente por meio de ranqueamentos e pontuações, será possível observar o desempenho de cada um deles em tempo real. Ademais, o gestor saberá, por exemplo:

  • quais são as premiações mais escolhidas;
  • quais metas são alcançáveis, bem como quais são mais fáceis ou difíceis de atingir;
  • quais são os colaboradores mais engajados.

Tudo isso facilita a definição de metas e objetivos, melhora a estruturação da sua gamificação e possibilita que você forneça feedback imediatamente aos colaboradores, auxiliando-os a atingir seus objetivos.

Engajamento com treinamentos

A gamificação também é bastante eficiente para melhorar o aprendizado dos colaboradores. Com um jogo personalizado e direcionado ao ensino, os funcionários são estimulados a aprender o conteúdo para conseguir mais pontos e subir no ranqueamento entre os jogadores.

A ferramenta pode ser aplicada em diferentes momentos, como a integração de novos colaboradores (onboarding), cursos de capacitação e treinamento, participação em eventos e palestras, entre outros tipos de atividades que agreguem conhecimento aos funcionários.

Coleta de dados relevantes para o RH

Geralmente, a gamificação é realizada por meio de uma plataforma online, já que isso torna o processo mais fácil e econômico e permite a troca de dados instantaneamente entre os setores. Em razão dessa última característica, o RH receberá informações detalhadas sobre os resultados de cada colaborador, por exemplo:

  • como é a relação e o trabalho em equipe dos colaboradores;
  • quais funcionários têm dificuldade em se engajar;
  • qual é a eficácia da estratégia de gamificação aplicada;
  • qual é o desempenho de cada um.

Essas são informações valiosas para o RH, já que os profissionais poderão tomar as medidas necessárias para aprimorar a gamificação e o desempenho da equipe.

Motivação e satisfação do pessoal

O jogo desenvolvido pela empresa cria uma competição saudável entre os colaboradores e manifesta um sentimento de conquista a cada “nível” vencido.

Consequentemente, a equipe se tornará mais entusiasmada para bater os próximos objetivos e conquistar mais pontos. Isso melhora a relação entre os funcionários e torna o ambiente corporativo mais agradável, o que maximiza a produtividade e contribuição para a retenção de talentos.

Formas de usar esse recurso para criar engajamento

Manter um bom relacionamento entre os colaboradores e a marca é crucial para o desenvolvimento da empresa, já que os primeiros prestam os serviços ou produzem as mercadorias, atendem os clientes, entre outras atividades.

Porém, antes de aplicar as medidas no campo prático, você deve reconhecer em que aspectos é preciso ter mais engajamento. Uma forma de fazê-lo é identificando os tipos de indicadores de esforço e desempenho dos colaboradores, além de conscientizá-los sobre o que é preciso ser feito.

Também é relevante identificar os pontos de melhoria nos processos da organização, tornando possível estabelecer uma estratégia vinculada à implementação da gamificação, garantindo sua efetividade. Há várias formas de utilizar esse método para aperfeiçoar o engajamento da empresa. Confira as principais a seguir.

Quizzes

Quizzes são jogos de perguntas em que o participante deve responder com acerto e acumular uma certa quantidade de pontos para vencer. Ele pode ser jogado contra outra pessoa ou de forma individual, o importante é que teste o conhecimento do jogador em um determinado assunto.

Nas empresas, o quiz pode ser implementado no final de cursos, para que o gestor confira quanto cada funcionário absorveu do conteúdo ensinado.

Plataforma

Muitos jogos podem ser aplicados sem o uso da tecnologia, mas eles não são ideais para o negócio, já que existem plataformas de gamificação que interligam os sistemas, apuram os pontos automaticamente e os compartilham com o setor de RH instantaneamente.

Com uma boa plataforma, é possível criar diferentes regras, formas de pontuação e interação entre os colaboradores, narrativas, mecânicas e diversos outros elementos para tornar a gamificação ideal para engajar o seu público-alvo.

Aplicativos

Faz-se necessário que a plataforma de gamificação disponha de uma versão para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Assim, o colaborador poderá conferir sua pontuação, classificação nos rankings e progresso nos desafios, o que contribui para o seu envolvimento com o jogo e engajamento com a empresa.

Para isso, é preciso que a plataforma contratada disponha de um template amigável, fácil e intuitivo, fazendo com que os funcionários gostem de acessar o aplicativo.

Treinamentos

O que faz com que os colaboradores participem e desenvolvam suas habilidades nos treinamentos são os desafios propostos para eles. Eles terão um sentimento de contentamento e superação quando vencerem o jogo e virem seu progresso.

Mas, antes de aplicar a gamificação, é preciso que os desafios estejam ligados às competências necessárias para concluir o treinamento.

Rankings

Os rankings — ou ranqueamentos — são um placar que expõe os colaboradores e suas posições, de modo que todos consigam visualizar as posições dos jogadores. Aqueles que estão nas primeiras colocações tentarão se manter na liderança, enquanto os demais se esforçarão para alcançar o topo da lista.

Esse tipo de competição é saudável, por fazer com que todos aprendam mais, melhorem suas técnicas e se tornem mais produtivos, devendo ser incentivado na organização.

Cases de sucesso de uso da gamificação

Há muitos casos em que a gamificação ajudou no aumento do engajamento. Nos tópicos abaixo, separamos alguns exemplos de empresas que trabalham com essa estratégia.

Gerdau

Essa empresa siderúrgica brasileira aderiu a um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. Ou seja, o treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento.

Lançada em comemoração ao Dia Mundial da Segurança, a iniciativa contou com a participação de 2.500 pessoas em apenas uma semana. No exercício, o colaborador sente-se inserido em um pavilhão industrial com máquinas, empilhadeiras e andaimes.

Conforme caminha pelo ambiente, deve identificar situações de risco e classificar o seu potencial de severidade em alto, médio ou baixo. Quando chega à saída da área, recebe um feedback a respeito de sua atuação, quantos riscos não identificou ou quais categorizou de maneira correta.

Deloitte

Essa empresa multinacional também trocou o treinamento tradicional pela gamificação. Agora, os clientes podem fazer cursos interativos pela internet. Desde a implantação do novo modelo, a empresa percebeu um aumento de 47% no tráfego do site.

Nike

A empresa líder no segmento de artigos esportivos é mais uma das que usam essa inteligência dos jogos, ao construir uma plataforma de gamificação chamada Nike Plus. O objetivo é envolver os fãs do universo fitness e levar os treinos para um nível mais profissional.

Microsoft

O uso da gamificação na Microsoft é voltado para os colaboradores. O sistema ajuda as equipes de testes a encontrar falhas nas traduções em milhares de telas com centenas de línguas dos softwares da companhia.

Nas empresas, a gamificação é costumeiramente vista e aplicada em equipes de vendas. Entretanto, existem diversas possibilidades para que seja possível criar um ambiente propício à motivação para diversos setores e personas (clientes, colaboradores e fornecedores).

Indicadores de engajamento para medir resultados

Muitas vezes, as organizações adotam uma abordagem que torna os indicadores de resultados ineficazes. Esse fenômeno acontece quando se cobra apenas o resultado final do colaborador, sendo ignorados fatores que impactam seu comportamento.

Por exemplo, em vez de cobrar que os vendedores atinjam um determinado valor de vendas, é mais vantajoso demandar que cada um faça um determinado número de visitas por mês. A diferença é que visitas dependem da motivação do vendedor, o resultado não. Em termos de gestão, os negócios tratam disso com dois tipos de indicadores:

  • drivers: indicadores de esforço, servem para medir o que está sendo feito;
  • outcomes: indicadores de resultado, servem para medir o que aconteceu.

Para as empresas, o engajamento significa ter equipes que trabalhem com todo o desempenho esperado no objetivo de atingir os resultados. Se você deseja melhorar esses índices, é fundamental investir na relação dos funcionários com a empresa.

Para isso, é preciso que os colaboradores — sejam da equipe de vendas ou não — estejam alinhados com a cultura e estratégia da empresa, treinem sobre o trabalho e saibam em que pontos devem se esforçar para trazer o resultado.

A partir disso, uma estratégia de gamificação pode ser uma grande aliada para promover o engajamento necessário.

De acordo com os dados do Grupo Aberdeen, corporações que têm um programa formal de engajamento de colaboradores conseguem, , em média, aumentar suas receitas em 15,5% anualmente, enquanto outras organizações crescem 12,3%.

Quanto às receitas, as advindas de referências de outros clientes chegam a uma média anual de 15,1%, enquanto as de organizações sem programas de engajamento obtêm apenas 4,6%.

Os funcionários engajados conseguem aumentar as vendas e trazer mais receita ao negócio. Isso ocorre pelo fato de eles estarem focados em atender melhor o consumidor e garantir uma boa experiência de compra.

Como um dos principais benefícios da gamificação é aprimorar o engajamento, a empresa também se beneficiará pelo aumento de vendas e faturamento simultaneamente.

Dicas para potencializar os resultados da sua estratégia

Inicie esse processo realizando um planejamento para definir qual área e como será trabalhada a gamificação:

  • melhora do engajamento: tarefas diárias para o envolvimento dos participantes;
  • aumento da moral: programas divertidos para melhorar o clima no ambiente de trabalho;
  • retenção de colaboradores atuais e novos talentos: aumento de produtividade e retenção em longo prazo com uma força de trabalho mais motivada;
  • aprimoramento do treinamento: torna o processo de aprendizagem mais eficaz e rápido de se aplicar;
  • estímulo à concorrência saudável: para aumentar a produtividade;
  • estímulo de comportamentos desejados: os pontos e recompensas agem como motivadores de comportamento;
  • melhora da colaboração: o uso de ferramentas para clientes e funcionários torna a comunicação mais simples e dinâmica.

Estude a aplicação

Faça, antes, um planejamento do que quer alcançar com a gamificação em sua empresa, levando em conta os seguintes fatores:

  • quais os pontos fracos da empresa: o que precisa ser melhorado no ambiente de trabalho;
  • qual objetivo da gamificação: uma vez que o problema tiver sido detectado, é preciso definir o que fazer para corrigi-lo;
  • de que forma atingir seu objetivo;
  • como envolver seus funcionários.

Depois que tiver realizado esses passos, você deve entrar em contato com uma empresa especializada. Com seu planejamento em mãos, ela vai ajudar você a encontrar a melhor maneira de atingir seus objetivos.

Não se esqueça de alinhar seu projeto com os ideais da empresa, pois isso faz com que o engajamento seja ainda maior, e trabalhe sempre com feedbacks, fazendo uma avaliação do desempenho e resultado e questionando seus clientes e colaboradores sobre o que acharam da experiência.

A gamificação empresarial é uma técnica mais ampla e benéfica do que muitos imaginam. Com uma boa plataforma que inclua essa estratégia, você conseguirá potencializar o aprendizado e engajamento do pessoal, fazendo com que o desempenho no negócio seja otimizado por meio da diversão e bem-estar de todos.

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28 de abril de 2025
A Auditoria-Fiscal do Trabalho começou a notificar empregadores com pendências do FGTS Digital, com o objetivo de orientar sobre a regularização. A Notificação para Solução de Pendência Trabalhista – FGTS Digital começou a ser enviada aos empregadores a partir de 03/04/2025 por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista – DET. Esta notificação é um documento do âmbito da cobrança administrativa que indica a necessidade de regularização de débitos ou obrigações acessórias pendentes relacionadas ao FGTS, com base nas informações fornecidas no eSocial ou na plataforma do FGTS Digital. Esta notificação não configura etapa de ação fiscal, mas, cumpre a função orientadora para atendimento ao critério da dupla visita, o que significa que em uma próxima notificação, a empresa poderá ser autuada. É crucial ressaltar a importância de solucionar as pendências e manter o recolhimento regular do FGTS para evitar as seguintes consequências: • Cobrança de juros e multas: A falta de regularização pode gerar encargos financeiros adicionais. • Dificuldades na obtenção de certidões negativas de débito (CND/CRF): Essenciais para diversas operações e participações em licitações. • Possíveis autuações e fiscalizações: A persistência de pendências pode levar a ações de fiscalização por parte dos órgãos competentes. Alerta para golpes: O Ministério do Trabalho e Emprego alerta que não envia boletos ou links para pagamento por e-mail. Logo, não efetuem pagamentos de guias de FGTS que não tenham sido emitidas no portal oficial do FGTS Digital.
21 de fevereiro de 2025
O Governo de Minas Gerais reabriu o Plano de Regularização do Estado, oferecendo descontos e incentivos para a quitação de créditos tributários estaduais, incluindo o ICMS, multas e acréscimos legais. 📝 Quem pode aderir ao REFIS ICMS MG? ✔ Débitos de ICMS ocorridos até 31 de março de 2023 ✔ Tributos formalizados ou não, inscritos ou não em dívida ativa ✔ Débitos já ajuizados ou não ⚠ Importante: É obrigatória a consolidação de todos os créditos tributários de ICMS para adesão ao programa. 💰 Descontos e Condições de Pagamento: 📌 Pagamento em até 120 parcelas: Redução de até 30% em multas e juros 📌 Pagamento à vista: Desconto de até 90% 📅 Prazo para adesão: Até 31 de maio de 2025, via Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare). 🚨 Atenção! O programa não se aplica a débitos do Simples Nacional declarados no PGDAS. 📜 Base legal: Decreto nº 48.997, de 19 de fevereiro de 2025 💡 Regularize sua empresa e aproveite os benefícios do REFIS! #REFISICMS #ICMSMG #RegularizaçãoTributária #RefisMG #Empresas #Tributação #ICMS #DescontosTributários
19 de fevereiro de 2025
Atenção, imobiliárias e construtoras! O prazo para a entrega da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) está chegando! ⏳ 🗓 Data limite: 28 de fevereiro de 2025 📌 Quem deve entregar a DIMOB? ✔ Empresas que venderam unidades imobiliárias (construídas, loteadas ou incorporadas) no ano-calendário anterior ✔ Pessoas jurídicas que intermediaram compra, venda ou aluguel de imóveis ✔ Empresas que receberam aluguéis em nome de terceiros ⚠ Por que a DIMOB é tão importante? O envio correto dessa declaração é obrigatório para evitar penalidades da Receita Federal e garantir a regularidade fiscal da sua empresa! 💡 Dica: Organize seus documentos com antecedência e evite imprevistos! 📞 Precisa de ajuda com a DIMOB? Fale com a Master Contabilidade, especialista em contabilidade para o setor imobiliário! 🔎 Palavras-chave: DIMOB 2025, prazo DIMOB, contabilidade imobiliária, declaração de atividades imobiliárias, Receita Federal, regularidade fiscal, imobiliárias, construtoras. #DIMOB2025 #PrazoDIMOB #RegularidadeFiscal #ContabilidadeImobiliária #Imobiliárias #Construtoras #MasterContabilidade
19 de fevereiro de 2025
DMED 2025: Prazo Final para Profissionais da Saúde! 🏥📢 Atenção, profissionais da saúde! O prazo para a entrega da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) está chegando! ⏳ 🗓 Data limite: 28 de fevereiro de 2025 📌 Quem deve entregar a DMED? ✔ Clínicas, hospitais e laboratórios que prestam serviços de saúde ✔ Operadoras de planos privados de assistência à saúde ✔ Demais entidades obrigadas conforme legislação vigente ⚠ Por que a DMED é tão importante? A entrega correta dessa declaração é obrigatória para evitar multas da Receita Federal, garantir a transparência fiscal e manter a regularidade da sua empresa! 💡 Dica: Organize seus documentos com antecedência e evite contratempos na transmissão da declaração! 📞 Precisa de ajuda com a DMED? Conte com a Master Contabilidade, especialista no setor da saúde! 🔎 Palavras-chave: DMED 2025, prazo DMED, contabilidade para saúde, declaração de serviços médicos, Receita Federal, regularidade fiscal, clínicas e hospitais, obrigações fiscais. #DMED2025 #PrazoDMED #RegularidadeFiscal #ContabilidadeParaSaúde #ObrigaçõesFiscais #MasterContabilidade
19 de fevereiro de 2025
Atenção, empresas! O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) está se aproximando! ⏳ 🗓 Data limite: 28 de fevereiro de 2025 📌 Quem deve entregar a DIRF? ✔ Empresas que efetuaram retenção de imposto sobre a renda, contribuições sociais e pagamentos a terceiros ✔ Pessoas jurídicas e físicas que realizaram pagamentos com retenção na fonte ✔ Órgãos públicos e demais entidades obrigadas conforme legislação ⚠ Por que a DIRF é tão importante? A entrega correta da declaração é obrigatória para evitar multas da Receita Federal e garantir a regularidade fiscal da sua empresa! 💡 Dica: Organize seus documentos com antecedência e evite imprevistos na transmissão da declaração! 📞 Precisa de ajuda com a DIRF? Conte com a Master Contabilidade, especialista no assunto! 🔎 Palavras-chave: DIRF 2025, prazo DIRF, contabilidade fiscal, declaração de imposto retido na fonte, Receita Federal, regularidade fiscal, retenção na fonte, obrigações fiscais. #DIRF2025 #PrazoDIRF #RegularidadeFiscal #ContabilidadeEmpresarial #ObrigaçõesFiscais #MasterContabilidade
7 de fevereiro de 2025
Os editais 06/2024 e 07/2024 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) foram prorrogados, permitindo a adesão dos contribuintes às transações até 30 de maio de 2025. Com essa atualização, os editais passaram a ter numeração 01/2025 e 02/2025 , mantendo as mesmas condições de descontos e parcelamentos. Quem Pode Negociar Débitos? A renegociação abrange apenas débitos inscritos na Dívida Ativa da União até: ✔ 31 de outubro de 2024 (regra geral) ✔ 31 de janeiro de 2024 (modalidade de pequeno valor) Na modalidade de pequeno valor, os limites são: ✔ Até 60 salários mínimos para pessoas jurídicas ✔ Até 20 salários mínimos para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs) Podem aderir à negociação contribuintes com débitos inscritos na Dívida Ativa da União de até R$ 45 milhões. A PGFN avaliará a capacidade de pagamento de cada contribuinte para conceder os benefícios necessários na negociação. Quais os Descontos Disponíveis? Os descontos seguem os mesmos critérios das transações anteriores, sendo concedidos com base na capacidade de pagamento do contribuinte. Algumas modalidades de negociação, como a Transação de Pequeno Valor e as dívidas garantidas por seguro garantia ou carta fiança , não exigem essa comprovação. Os abatimentos podem chegar a 70% do valor total da dívida. Regras e Obrigações dos Contribuintes Os benefícios e condições variam conforme o perfil do contribuinte e do débito. Para manter o acordo ativo, é necessário: ✅ Regularizar débitos do FGTS ✅ Regularizar créditos inscritos na dívida ativa em até 90 dias após a adesão O descumprimento dessas exigências pode resultar no cancelamento do acordo. 🔍 Fonte: Editais PGDAU 01/2025 e PGDAU 02/2025
17 de janeiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (16/01/2025), com vetos, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 68/2024, que regulamenta a tão aguardada Reforma Tributária no Brasil. A proposta agora é oficializada como a Lei Complementar nº 214/2025. A Reforma Tributária traz profundas mudanças no sistema de impostos sobre o consumo, com destaque para a criação de novos tributos, alíquotas diferenciadas e um modelo mais simplificado. Confira os principais pontos da nova legislação abaixo. Principais Mudanças da Reforma Tributária 1. Alíquota Geral do IVA A nova alíquota geral do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) foi fixada em 28%, representando um aumento em relação ao índice anterior de 26,5%. 2. Substituição de Tributos A Reforma substitui diversos tributos por dois novos impostos, além de criar um Imposto Seletivo: • Tributos Substituídos: PIS, COFINS, IOF-Seguros, IPI, ICMS e ISS. • Novos Tributos: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços): compartilhado entre estados e municípios. o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços): de competência federal. • IS (Imposto Seletivo): aplicado a bens e serviços nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como: o Tabaco, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, veículos e bens minerais. 3. Transição Gradual A implementação será feita de forma gradual, com um período de transição entre 2027 e 2033. 4. Princípio da Não-Cumulatividade Tanto o IBS quanto o CBS permitem que os impostos sejam compensados ao longo da cadeia produtiva, eliminando a tributação em cascata. 5. Regimes Diferenciados de Tributação 100% de Redução de Impostos Os seguintes itens e serviços terão isenção total de impostos: • Cesta básica nacional de alimentos. • Dispositivos médicos e de acessibilidade para pessoas com deficiência. • Serviços prestados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) sem fins lucrativos. • Automóveis adquiridos por pessoas com deficiência (PCD) ou com transtorno do espectro autista. • Medicamentos para tratamentos de: o Câncer, doenças raras, DST/AIDS, doenças negligenciadas, diabetes mellitus. • Produtos hortícolas, frutas e ovos. • Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual. • Serviços de educação superior vinculados ao PROUNI (apenas CBS). • Automóveis adquiridos por motoristas profissionais (táxis). 60% de Redução de Impostos Outros itens e serviços terão redução de 60% na tributação, como: • Serviços de educação. • Produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros e florestais in natura. • Medicamentos registrados na ANVISA ou manipulados. • Serviços de saúde. • Produtos de higiene pessoal e limpeza para famílias de baixa renda. • Produções artísticas, culturais e audiovisuais nacionais. • Alimentos destinados ao consumo humano. • Insumos agropecuários e aquícolas. 30% de Redução de Impostos Os seguintes serviços terão redução de 30% na tributação: • Serviços de profissão intelectual, científica, literária ou artística fiscalizados por conselhos profissionais. 6. Criação do Nanoempreendedor Além do MEI (Microempreendedor Individual), foi criado o Nanoempreendedor, destinado a profissionais autônomos que faturam até R$ 40,5 mil por ano (ou R$ 3.375 por mês). Esse limite é metade do limite atual do MEI. 7. Sistema de Split Payment Foi implementado o sistema de Split Payment, que divide automaticamente o pagamento entre governo (tributos) e vendedor, eliminando a necessidade de recolhimento manual de impostos. 8. Cashback para Famílias de Baixa Renda Famílias cadastradas no CadÚnico receberão parte dos impostos pagos de volta, reduzindo o impacto tributário sobre a população mais pobre. 9. Manutenção dos Benefícios Regionais A Reforma mantém benefícios fiscais para: • Zona Franca de Manaus. • Áreas de Livre Comércio. 10. Administração Integrada dos Tributos A administração dos novos impostos será feita pelo Comitê Gestor do IBS e pelo Poder Executivo, garantindo uniformidade nas normas e avaliações periódicas de eficiência.
14 de janeiro de 2025
De acordo com Fisco, somente informações referentes às operações financeiras dos usuários devem ser informadas pelas instituições. A Receita Federal passará a monitorar dados das operadoras de cartão de crédito e de transferências feitas via Pix para fiscalizar irregularidades. As novas medidas de fiscalização entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 2025. De acordo com a Instrução Normativa Nº 2219, que regulamenta os dados a serem fiscalizados, somente informações relacionadas. Fisco já acompanhava os dados vindos de bancos tradicionais, públicos e privados, agora, o monitoramento teve sua escala ampliada. Fatos importantes:  Não haverá tributação sobre as transferências PIX as regras continuam as mesmas.  Tanto as operações de transferências PIX, como as demais operações financeiras citadas na IN não serão informadas para a Receita em tempo real e sim semestralmente pelas instituições financeiras.  A Receita não vai fazer cobrança automática dos valores movimentados em contas bancárias, será feito o monitoramento dos contribuintes e caso ela entenda que houve alguma movimentação atípica ou incompatível com a renda declarada, poderá incluir o contribuinte na “Malha Fina” para validação das informações. Caso sejam realizadas movimentações que totalizem R$ 5.000 ou mais durante o mês, serão estas as informações que a Receita irá receber da sua conta: Contas bancárias e similares As instituições financeiras e de pagamento deverão informar o saldo de contas bancárias (corrente, poupança ou carteiras digitais) no último dia do ano, detalhando as movimentações mensais – como pagamentos, cheques emitidos, transferências e resgates – e dos rendimentos recebidos. Transferências entre contas próprias O Fisco também acompanhará os registros de transferências entre contas de titularidade da mesma pessoa. Moeda estrangeira e transferências para o exterior Serão informados também os valores gastos na aquisição de moeda estrangeira, assim como as operações de conversão para o real, além de transferências de valores para fora do país. Aplicações financeiras O saldo de investimentos também deverá ser informado no último dia do ano, incluindo todos os créditos e débitos feitos durante o período, assim como compras, vendas, resgates ou liquidações. Rendimentos de investimentos Os ganhos brutos das aplicações financeiras também devem ser reportados mês a mês. Entre eles, os valores obtidos com vendas ou resgates de ativos e fundos de investimento. Previdência privada e seguros Também está na lista o saldo detalhando as movimentações mensais de planos de previdência privada ou seguros de vida no último dia do ano ou em seu encerramento do plano. Saldos e movimentações de Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) também serão monitorados. Benefícios ou seguros recebidos As instituições deverão informar valores de benefícios ou seguros pagos, de forma única ou como renda, acumulados ao longo do ano. Consórcios A Receita também fiscalizará valores pagos por cotas de consórcio, incluindo lances que resultaram em contemplação e créditos recebidos mensalmente. O valor acumulado de créditos disponibilizados ao titular de uma cota de consórcio ao longo do ano também deverá ser informado.
14 de janeiro de 2025
Cuidado com o “Golpe da Cobrança de Taxa sobre PIX” Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal para enganar cidadãos e aplicar golpes. A Receita Federal alerta a população sobre uma nova tentativa de golpe que utiliza indevidamente o nome da instituição para dar credibilidade à fraude. Criminosos estão divulgando informações falsas sobre a fiscalização de transações financeiras para aplicar golpes. Como Funciona o Golpe? Os golpistas alegam que há uma suposta cobrança de taxas pela Receita Federal sobre transações via PIX em valores acima de R$ 5 mil. Eles afirmam que, caso o pagamento não seja feito, o CPF do contribuinte será bloqueado. Para tornar a fraude mais convincente, utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal. A Verdade: Não Existe Tributação sobre PIX Atenção! NÃO EXISTE TRIBUTAÇÃO SOBRE PIX! A Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira. A Receita Federal não cobra, nem jamais cobrará, impostos sobre transações feitas via PIX. O que está ocorrendo é uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento. Como se Proteger? Para evitar ser vítima de golpes, siga estas orientações: Desconfie de mensagens suspeitas: Nunca forneça informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida. Evite clicar em links desconhecidos: Eles podem direcionar você a sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais. Não abra arquivos anexos: Anexos de mensagens fraudulentas podem conter programas maliciosos. Verifique a autenticidade: Utilize exclusivamente o Portal e-CAC ou o site oficial da Receita Federal como canais seguros. Combate à Fake News: Pense Antes de Compartilhar A disseminação de Fake News facilita o trabalho dos golpistas. Antes de compartilhar qualquer mensagem: Verifique a fonte: Mensagens alarmantes geralmente são falsas. Consulte sempre o site oficial da Receita Federal. Questione o conteúdo: Mensagens com erros de português ou textos sensacionalistas costumam ser falsas. Não acredite em mensagens não oficiais: A Receita Federal não envia cobranças por WhatsApp, SMS ou redes sociais. Converse sobre o tema: Oriente familiares e amigos a verificarem informações antes de repassá-las. Canais Oficiais Caso você receba uma mensagem suspeita ou tenha dúvidas, utilize os canais oficiais da Receita Federal. Evite agir por impulso, especialmente diante de ameaças de bloqueio ou cobranças inesperadas. Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/receita-federal-alerta-cuidado-com-o-201cgolpe-da-cobranca-de-taxa-sobre-pix201d
7 de janeiro de 2025
A Prefeitura de Belo Horizonte concede alíquotas reduzidas em 50% para o cálculo do IPTU para imóveis em construção em BH por um período de até 03 exercícios consecutivos. ATENÇÃO: esta redução será concedida somente a requerimento do contribuinte, protocolado via web no prazo de trinta dias contados do primeiro dia útil do mês de janeiro do exercício ao qual se refere o lançamento, ou seja, para este ano os pedidos deverão ser apresentados entre os dias 2 de janeiro à 31 de janeiro de 2025. A redução também está condicionada à existência de Alvará de Construção válido em 1º de janeiro/2025. As solicitações serão realizadas exclusivamente via internet com acesso através de certificado digital ou senha Gov.br no endereço eletrônico da PBH: https://prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu (selecionar a opção IPTU Revisão e Requerimentos). As informações prestadas no requerimento serão verificadas em vistoria. Possíveis descontos de IPTU em outras prefeituras devem ser verificadas juntamente ao município. Fonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu
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